Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Retrospectiva Literária 2012

  Este post era para ter sido feito no dia 31 de dezembro, mas não deu. As perguntas foram feitas pela Angélica Roz, do blog Pensamento Tangencial.


A aventura que me tirou o fôlego: O Filho de Netuno e Cidade de Vidro
Os dois são continuações de séries cada vez melhores, com aquelas batalhas finais que nos deixam sem fôlego e sem saber o que vai acontecer.

O suspense mais eletrizante: Amanhã você vai entender
Ele é um pouco confuso no começo, você não consegue entender a ligação de certas coisas. Mas, depois disso, você não vai querer largá-lo por nada. Um ótimo livro para quem gosta de suspense.

O romance que me fez suspirar: Musas - A Mulher de Sullivan e Ensaio de Sedução
Nora Roberts é a minha autora preferida, mas ela conseguiu se superar! São duas histórias de duas mulheres lindas, que se apaixonam por homens de personalidade forte. A Mulher de Sullivan é o melhor.

A saga que me conquistou: Irmandade da Adaga Negra
Simplesmente amei! Vampiros fortes, determinados, pertencentes a um seleto grupo que protege sua raça. Com todas essas características, os livros deveriam ser machistas, mas não são: cada personagem tem uma história de vida triste e eles vão conhecendo mulheres que transformam seus corações.

O clássico que marcou: ?
Li dois clássicos este ano e apenas porque fui obrigada: Iracema e Os Lusíadas. Infelizmente, não gostei de nenhum.

O livro que me fez refletir: Amanhã você vai entender
Ele mostra como tudo em nossa vida está interligado. Coisas que fazem hoje, terão consequências no futuro. Também nos faz pensar se o que estamos fazendo, realmente está certo.

O livro que me fez rir: A Sombra da Serpente
Só Sadie para deixar tudo mais descontraído, mesmo que isso seja em meio a uma guerra.

O livro que me fez chorar: A Maldição do Tigre e Amante Consagrado
Chorei muito com A Maldição do Tigre, a Kelsey quase me matou do coração nas páginas finais.
No Amante Consagrado, houve o reencontro de dois personagens muito importantes, que eram como se fossem pai e filho. Quase morri.

O livro de fantasia que me encantou: A Maldição do Tigre
Olha ele aqui de novo. A história do príncipe indiano que foi vítima de uma maldição que o transformou em tigre e que precisa da ajuda de uma simples garota para se livrar disso, é simplesmente maravilhosa.

O terror que me deixou sem dormir: Sangue e Gelo
Não sei se é bem um terror, mas tem muitas partes assustadoras. Tudo começa quando, na Antártida, um fotógrafo encontra, no fundo do mar, uma mulher presa no gelo. Até ai, tudo bem. O problema é que, quando ele vê essa mulher, ela abre os olhos e a boca em um grito silencioso.

O livro que me decepcionou: Destinada
Adoro a série do House of  Night, só que depois de tantos livros (já são 11), a autora se perdeu um pouco e deixou tudo muito sem sentido. O que era do bem, virou do Mal e o que era do Mal, agora é o professor de esgrima da escola. Pode isso?

O livro que me surpreendeu: Amanhã você vai entender
Comecei a lê-lo sem muita empolgação, minha irmã estava me enchendo a paciência para que eu o lesse e, como não tinha nada para fazer, resolvi tentar. E se revelou uma grande surpresa para mim. Gostei tanto, que li em um dia.

A frase que não saiu da minha cabeça: Amante Vingado
" Em alguns momentos da vida, entre a miríade de decisões corriqueiras como o que comer, onde dormir, e o que vestir, surge uma verdadeira encruzilhada. Nesses momentos, quando a névoa da aparente irrelevância surge e o destino requer o livre-arbítrio, existem apenas duas opções, a da esquerda ou a da direita... Não é possível forçar e seguir em frente entre os dois caminhos, não é possível negociar com a escolha que lhe é imposta.
Você deve responder ao chamado e escolher seu caminho. E não há volta."

O(a) personagem do ano: Ailly Vanzuitta, de O País do Vento e Kishan, de A Maldição do Tigre
Os dois tem personalidades muito fortes e escondem o que sentem através do sarcasmo e, às vezes, frieza. Mas eles só são assim porque não tiveram exatamente vidas fáceis e tem medo de se machucar.

O casal perfeito: Moira e Cian, de O Vale do Silêncio
Um amor lindo e proibido. Ela é a rainha de Geall, uma terra situada no passado, ele um vampiro. Até poderia dar certo, se não fosse o fato de o reino estar entrando em uma guerra com os vampiros. Ele não lutará ao lado dos vampiros e poderia ficar com ela, mas não se acha digno de ficar ao seu lado.

O(a) autor(a) revelação: Amanda Steileim
Ela é autora do livro o País do Vento, que conta a história de uma garota brasileira que descobre ser princesa de um lugar chamado o País do Vento, onde vivem fadas, duendes, dragões... Detalhe: ela também é uma fada.
E tenho muito orgulho em dizer que, essa autora, de 18 anos, é de Jaraguá do Sul, minha cidade.

O melhor livro nacional: O País do Vento - A Batalha das Fadas
Realmente, um ótimo livro.

O melhor livro que li em 2012: ?
Não faço ideia. Li muitos livros bons em 2012 e não tem como dizer o melhor.

Li em 2012 37 livros (que vergonha!)

A minha meta literária para 2013 é: ler mais livros que este ano e dar mais chance para os autores brasileiros.

                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário